URUS: O QUE ESPERAR DO NOVO SUV DA LAMBORGHINI

By Aice Morais

 

LAMBORGHINI

After years of planning and rumors, Lamborghini is about to release their new SUV named Urus. Curiously, the name Urus comes from an ancient ancestor of the modern day bull, which went extinct in 1627. They were massive, huge animals. It may sound weird, but actually it’s pretty appropriate considering that the Lamborghini Urus is certainly going to be the largest machine to hold the raging bull emblem. Since its announcement, there has been some debate as to whether Lamborghini can really support an SUV, especially after the LM002 – the original Lamborghini SUV – failed in 1993, with only 328 models produced.

Após anos de rumores e planejamento, a marca italiana Lamborghini está prestes a lançar seu novo SUV chamado Urus. Curiosamente, o nome Urus vem de um antigo ancestral do touro, que foi extinto em 1627. Estes antigos animais eram enormes e potentes. Pode parecer estranho, mas na verdade é bastante apropriado levando-se em conta que o Lamborghini Urus certamente será o maior carro a levar o emblema do ‘touro furioso’. Desde que foi anunciado, criou-se um debate sobre a capacidade da Lamborghini de produzir um SUV de excelência, especialmente após o LM002 – o SUV original da marca – que não teve muito sucesso em 1993, com apenas 328 modelos produzidos.

LAMBORGHINI

Possibly one of the main reasons for the LM002’s breakdown is that it was not recognizable as a typical Lamborghini. The Urus, at least based on the concept of the car, is clearly a Lamborghini, featuring all of the angles and aggressive styling expected from the carmaker. Most of the Urus’s exterior styling is borrowed from the Aventador, but on a greater scale. The headlights are a bit smaller than the flagship Aventador, but they still create the iconic “Y” shape that all the Lamborghini fans love. The large air intake cutouts in the front bumper also resemble the ones from the Aventador.

The Urus’ roof line has a very subtle double hump feature and at each corner of the car, Lamborghini has included a massive set of 24-inch double-spoke rims, made of aluminum and finished in matte paint. The side profile of the vehicle looks like Lamborghini took one of its tough supercars and included it on a truck frame. In other words, Urus has a rustic style, but with the class expected from the luxury automaker.

Possivelmente, uma das principais razões para o fracasso do LM002 é o fato de que o carro não era facilmente reconhecido como um típico Lamborghini. O Urus, pelo menos baseado no conceito que foi apresentado, é claramente um Lamborghini, trazendo todos os ângulos e o estilo agressivo esperados nos produtos da marca. Grande parte do estilo externo do Urus é emprestado do modelo Aventador, porém em uma escala maior. Os faróis são um pouco menores que aqueles dos modelos Aventador, mas ainda criam a icônica forma de “Y” tão admirada por fãs da marca Lamborghini.

A parte superior do Urus tem um sutil detalhe e a marca italiana incluiu um poderoso conjunto de aros de 24 polegadas, feitos de alumínio e finalizados com pintura matte. O perfil lateral do veículo perfeitamente demonstra a intenção da Lamborghini de misturar linhas mais brutas e rústicas com a tradicional classe esperada em um carro de luxo.

LAMBORGHINI

One of Lamborghini main points with the Urus was to make its interior more solid. Unlike most SUVs, the new car will only hold up to four people – one driver and three passengers – but the experience of sitting in the Urus is described by the company as “wearing a perfectly made-to-measure suit”. Based on that concept, Lamborghini built nearly every interior component from carbon-fiber-reinforced polymer, which drastically reduces weight.

Even though the Lamborghini roster is powered by V-10 and V-12 engines, the company will use a twin-turbocharged V-8 for the Urus. The engine will displace 4.0 liters. Maurizio Riggiani, Lamborghini’s R&D Boss, mentioned that the Urus will be the most powerful in its class. Considering that the Bentley Bentayga is currently the most powerful SUV at 600 horsepower and 664 pound-feet of torque, the Urus could end up being more powerful than the 610-horsepower Huracan. Also, due to the turbocharges, its’s expected it to churn at least 580 pound-feet.

Um dos principais pontos da Lamborghini com o Urus, era fazer o interior do carro mais sólido. Ao contrário de grande parte dos SUVs, o veículo tem capacidade para apenas 4 pessoas – um motorista e 3 passageiros – mas a experiência de estar em um Urus é descrita pela marca como “usar um terno perfeitamente feito sob medida”. Baseado neste conceito, a Lamborghini construiu praticamente cada componente interno com um polímero reforçado por fibra de carbono. Tal medida reduz drasticamente o peso do carro.

Embora a montadora utilize motores V-10 e V-12, o Urus ostentará um motor biturbo V-8 4.0. Maurizio Riggiani, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Lamborghini, afirmou que o Urus será o mais potente utilitário do mercado de luxo. Considerando que o Bentley Bentayga leva o título atualmente com potência de 600 cavalos, há chances de que o Urus ultrapasse tal característica, batendo inclusive o Huracan.

LAMBORGHINI

The new drivetrain will make the Urus the first ever turbocharged model in the company’s history and the first V-8 powered Lamborghini since 1998. The last model to have used a V-8 was the Jalpa. The carmaker is considering two more versions after the initial launch, including a SuperVeloce (SV) model with enhanced output, suspension and aerodynamics. The two main competitors for the Urus are the Porsche Cayenne Turbo S and the Bentley Bentayga.

O novo sistema de tração faz do Urus o primeiro modelo a turbo na história da montadora e também será o primeiro Lamborghini com motor V-8 desde 1998. O último modelo a utilizar esse tipo de motor foi o Jalpa. A marca italiana está considerando mais duas versões do Urus, após o lançamento inicial, incluindo aí o modelo SuperVeloce (SV) com produção, suspensão e aerodinâmicas melhoradas. Os dois principais concorrentes do Urus são o Porsche Cayenne Turbo S e o Bentley Bentayga.

LAMBORGHINI

As we can see, the luxury SUV segment is successful worldwide and promises continued growth. A luxurious and powerful car to meet all the demands of everyday mobility and enjoy refined driving seem to be a great desire for car lovers. That expands Lamborghini’s customer base enormously, once it appeals to families and to the drivers of the brand’s sports cars who have, so far, driven SUV models from other carmakers. The Urus will firstly be available in the USA, the UK, Germany, Russia, the Middle East and China. The annual production could be around 3,000 vehicles.

“The Urus is a very concrete idea for the future of Lamborghini – as a third model line and as a perfect complement to our super sports cars”,  says Stephan Winkelmann, President and CEO of Automobil Lamborghini. “SUVs stand for freedom and emotion. SUVs make up one of the most successful market segments worldwide. The Urus is the most extreme interpretation of the SUV idea; it is the Lamborghini of the SUVs”.

Como já está claro, o segmento de utilitários de luxo é um sucesso mundialmente e tudo indica que seu crescimento irá continuar. Um veículo luxuoso e potente para atender às exigências da mobilidade cotidiana ao mesmo tempo em que o motorista usufrui do refinamento de carros de luxo, parece ser um desejo comum em todos os aficionados por carros. O lançamento do Urus pretende expandir grandiosamente a base de consumidores da Lamborghini, uma vez que tem apelo às famílias e aos amantes de carros esportivos de luxo que, até então, só tiveram a chance de dirigir SUVs de outras montadoras. O Lamborghini Urus estará disponível primeiramente nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Rússia, China e no Oriente Médio. A produção anual deve girar em torno de 3000 veículos.

“O Urus é uma ideia muito concreta para o futuro da Lamborghini – como um terceiro modelo e como um complemento perfeito para nossos supercarros esportivos”, diz Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobil Lamborghini. “SUVs significam liberdade e emoção. São parte de um dos segmentos mais bem-sucedidos no mercado mundial. O Urus é a interpretação extrema do ideal de um SUV; é o Lamborghini dos SUVs”, finaliza.

LAMBORGHINI